terça-feira, 15 de abril de 2014

Acessórios de cabeça para noivas: voilette, fascinator, casquette, headband

1. Voilette - usado como proteção contra o sol e a poeira entre 1910 e 1940, é um pequeno véu facial,  que pode cobrir o rosto todo ou parte dele, ou ainda apenas um detalhe do véu envolvendo uma pequena parte da cabeça. 


Geralmente, para noivas, se acopla o pequeno véu a uma casquette (pequeno chapéu) ou a um fascinator (arranjo de cabelo). Termos estes que vamos elucidar logo abaixo.

 
...........................................................................................................
2. Fascinator - acessório decorativo, geralmente confeccionado com penas, plumas e pedrarias; atualmente é comum agregar as flores de tecido também.



.................................................................
................
3. Casquette - peça criada no pós-guerra, na década de 40, por faltar matéria-prima para fazer chapéus inteiros (é o que dizem); seria um pequeno chapéu com ornamentos. 


Sua base é oval ou redondinha, e pode vir acompanhada de um pequeno véu facial (voillete) ou não.  Podendo ser incrementada com penas, plumas - tal qual um fascinator. Vejam as fotos abaixo.





Referências: http://www.vivaoretro.com/2013/06/diferenca-entre-fascinator-casquete-e.html

.............................................................................................................................................................
4. Headband - faixa simples ou dupla/tripla que se coloca na cabeça (na altura da testa ou por cima do cabelo. A faixa pode vir adornada com flores, pedrarias, penas. 




Costumam também chamar de headband arcos de cabeça ornamentados.





É importante notar que os conceitos muitas vezes se misturam para termos uma peça mais glamourosa; portanto podemos ter em um mesmo item a casquette, o voilette e o fascinator. Ou um headband que também seja uma casquette ou um fascinator. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário