terça-feira, 6 de maio de 2014

A 6 meses do casamento: rumo ao emagrecimento

Então, meus amados, enquanto os preparativos do casamento estão a todo vapor e a reforma da casa onde iremos morar também, um item (importantíssimo) acabou sendo deixado de lado: o corpitcho. Digamos que já trintei e meu metabolismo já não é lá essas coisas; ademais, sou sedentária e comilona assumida. Quando estou ansiosa, dano a comer! Estou aqui fazendo a minha mea culpa (melhor, culpa inteira). Vou tentar afinar (talvez o melhor termo seja: desinchar..rsrs) para o casamento. 

Estou a 6 meses do grande dia, então entrei na academia (musculação, ergometria e spinning) e comecei uma dieta hoje. Foram anos comendo mal e de tudo (com exagero); então óbvio que não vou querer um milagre em 6 meses. Gosto de saber que daqui a 6 meses será o grande dia porque tenho dificuldade em lidar com metas a longo prazo, pois acabo me desestimulando no processo. Uma dieta muito restritiva para mim também não funciona porque, quando caio em tentação (E vou cair! Não valho nada, minha gente), tendo a chutar o balde e exagero. O ideal para mim é saber que posso tudo, mas tenho que ter noção das calorias que ingiro e usar uma política de compensação. Nada de dieta da sopa, do líquido, da lua, da carne - eu tenho que comer de tudo um pouco. A única coisa que daria certo (para mim) é fazer um detox de 2 dias, no máximo, num intervalo de 2 ou 3 meses. Cada um conhece o seu limite e, com bom senso, sempre prezando a saúde do corpo e a da mente, vai escolher um programa que funcione para aquela pessoa. Eu no decorrer dos anos já fui a vários nutricionistas e endocrinologistas, então sei como funcionam as dietas. Na verdade, a gente sabe o que pode ou não comer (existem vários artigos sérios e bons na internet, programas de TV voltados para isso etc). Confesso já ter tomado remédios (umas 3 ou 4 vezes, em épocas diferentes) e passei pelo efeito sanfona (arrependo-me). Hoje em dia o meu remédio será minha força de vontade - no máximo me permito tomar um suplemento leve (uma glutamina, por exemplo). Tenho que zelar pela minha saúde, por mim mesma e também pelos filhos que pretendo ter em um futuro não tão distante. Também é importante dizer que estou com meus exames clínicos todos em dia. Estou me sentindo determinada! 

Eu escolhi para mim (depois de uma reflexão) utilizar o programa de pontos, justamente porque eu tenho dificuldade em maneirar na quantidade e acabo comendo mais do que deveria; então eu preciso ter esse controle calórico diário. Eu, particularmente, tenho que estar atenta ao que vou comer, porque senão ao invés de 1 bombom eu como uma caixa inteira. Eu também gostaria de esclarecer que não estou ligada a nenhum programa específico nem tenho saco (nem dinheiro) para ir a reuniões semanais. Também não quero ficar neurótica nem morrer de agonia contabilizando item por item - o que eu quero mesmo é ter a noção do grosso e saber utilizar bem os alimentos 0 pts para preencher o meu dia. No início é mais difícil, então vou precisar anotar mesmo o que estou comendo e fazer um apanhado dos pontos no meio do dia e outro no final do dia; ou já estabelecer no dia anterior (com base nos pontos) o cardápio do dia seguinte. Tem que ser eficaz, prático e funcional. 

Vou dar um exemplo do meu dia de hoje:

Dia 06/05/2014

Café da manhã
Copo de café com adoçante – 0 pts
1 torrada – 3 pts
1 laranja – 0 pts

Colação
Café pingado com adoçante – 2 pts

Almoço
1 coxa de galinha cozida – 2 pts
½ cenoura pequena – 0 pts
1 batata doce média cozida – 2 pts
Cebola –  0 pts
1 colher de chá de azeite – 1 pts

Lanche
12 ovos de codorna – 3 pts
1 colher de chá de requeijão – 0,5 pts
1 colher de chá de geleia de pimenta – 1 pts
1 copo de chá gelado da casca do abacaxi (natural) – 0 pts
1 noz – 0,5 pts

Jantar
½ cenoura pequena – 0 pts
1 batata doce média cozida – 2 pts
Cebola –  0 pts
1 copo de chá  gelado da casca do abacaxi (natural) – 0 pts
(Perceberam que foi o repeteco do almoço?! Quem nunca? Mas sei que o ideal é variar!)

Antes de dormir
Iogurte natural desnatado (copo de 200 ml) – 2 pts
1 banana pequena – 1 pts
................................................................................
Total: 20 pts no dia 06/05/2014

0bs 1: estou na academia (ergometria e musculação), hoje fiz 20 min de transport + 30 min de esteira + musculação

Obs 2: tentando beber muita água e chá natural de ervas ou casca de frutas frescas. Hoje o cardápio foi este que era o que tinha à mão; amanhã é dia de mercado e vou cair nas folhas (eu já gosto mesmo: espinafre, couve, agrião, etc). Vai rolar arroz com feijão - mas comedido!

Eu vou mensalmente dizer os resultados dessa nova empreitada (emagrecer). Seria até legal fazer um diário (um outro blog), específico para isso. Mas e a preguiça? Não dou conta nem deste! rsrs Na verdade, o intuito em trazer a refeição de hoje para cá é unicamente para demonstrar que não dá para passar fome (e você come várias vezes por dia). É realmente uma questão de ficar atenta na quantidade calórica consumida no dia a dia (vocês viram que eu me dei ao luxo de comer geléia?! kkkk - foi menos que 1 colher de chá, mas já deu para matar a vontade de comer alguma coisa diferente). São escolhas!

                Imagem extraída do google image - o autor dos créditos pode mandar mensagem que identifico a autoria ou retiro a figura

Dados importantes:

idade: 30
sexo: feminino
altura: 1,60 m
peso atual: 88 kilos
plano em 6 meses: perder uns 20 kilos 
(em média, uns 3,5 kilos por mês). 


Acredito ser uma meta viável.

obs: acabei não resistindo e estou escrevendo um diário de emagrecimento, no seguinte blog: http://emagrecerecasar.blogspot.com.br/

Desejem-me boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário