quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Exercício Físico - Corrida/Caminhada (parte 1) - considerações

(imagem extraída de http://correndopelacidade.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html)

Como já havia frisado no post inicial, tentarei adaptar - sempre dentro do possível - a prática de exercícios a dois fatores que hoje são determinantes na minha vida - e acredito, na vida de muitos -, que seriam a falta de tempo (de horários certos) e o aperto financeiro. E a corrida/caminhada a meu ver surge como a atividade mais democrática e barata a ser implementada nos centros urbanos e rurais - com a possibilidade inclusive de não a deixarmos de lado mesmo quando viajamos ou quando os horários de trabalho/estudo da semana são muito variáveis.

É uma atividade gratuita, ao ar livre, que requer apenas um tênis apropriado e roupas leves. E geralmente nas cidades existem as ruas "da caminhada", com as mais variadas pessoas se exercitando - o que eu acho bárbaro, porque todos são bem vindos - e com as marcações de kilometragem. Se na sua cidade não houver essa marcação, jogue o seu percurso no google maps - de preferência uma via que não tenha muito movimento de veículo, mas que não seja erma (sua segurança é de extrema importância) - e você terá essa kilometragem. É você quem vai definir o seu limite, de acordo com seu estado de saúde, peso, idade. Algumas pessoas associam kilometragem com tempo médio de caminhada ou corrida, isso seria o ideal, mas como estamos num post de "principiante", a "velocidade" é algo que vai se imprimindo gradualmente, conforme o "corpo" vai se acostumando com o exercício - de acordo com o ganho de resistência. Aqui a máxima devagar e sempre cai muito bem. Até porque devemos ter cuidado com as articulações e com a pressão/peso que vamos exercer nos joelhos, por exemplo, principalmente para aqueles que estão gordinhos.
Logo, é ponto pacífico dizer, mas como reforço positivo nunca é demais, façamos alongamento, antes e depois, e sempre nos hidratemos. Para aqueles que forem correr, comecem caminhando - forma de aquecimento - e terminem caminhando - para recuperar a respiração, para desacelerar -, já para os iniciantes, a caminhada deve ser contínua, com o aumento das passadas de forma progressiva (de caminhada leve para média para pesada ou rápida), e, se você se sentir preparado, com pequenos trotes (corridinhas) no percurso.

Agora vamos a algumas considerações pessoais, apesar do meu excesso de peso, são 84 kilos para 1,60m, ainda sou relativamente jovem - embora quase balzaquiana -, e tenho boa saúde física - um probleminha aqui outro acolá, mas nada grave. Eu tenho um histórico de exercícios físicos na minha vida, embora seja cíclico - entra na academia, sai da academia, entra na natação, sai da natação. E comecei a caminhar/correr a quase 4 (quatro) semanas. De início, a primeira semana, eu basicamente caminhava, uns 8 km (peguei um percurso de 1 km e dava 4 voltas -ida/volta), e dentro desse percurso de 8 km eu dava um ou dois trotes de 600 m. Quase morria. Depois, já no final dessa primeira semana, eu consegui correr 1 km inteiro, sem parar - mas, aviso aos navegantes que numa "velocidade" ridícula. Sem problema, com muito orgulho. Aí a gente vai ficando besta, e vai se perguntando será que consigo ir só mais um pouquinho...assim que eu cheguei aos 2km de corrida, na metade da segunda semana. Como eu estava empolgada, corria 5 (cinco) dias da semana. Veio, então,o primeiro "problema": quando você corre, a atividade fica muito mais desgastante, logo os 8 km totais passaram a 6 km totais (agora são três voltas). Isso é um ponto interessante a ser aqui abordado, enquanto você caminha, você pode dar 4, 5, 6 voltas, agora quanto maior a dificuldade do exercício, mais cansado e esgotado se fica, logo não exagere, diminua a kilometragem. Essa ideia também se aplica a quem costuma caminhar/correr em pista retilínea e plana, e passa, por exemplo, para uma curvilínea com aclive/declive.

O segundo problema foram as mãos bastante inchadas, com uma certa dormência para flexionar os dedos (acho que dormência nem é a palavra mais adequada, os dedos ficam meio duros, meio sem tato) depois dessa corrida. Isso ocorre, segundo li, por má circulação, provavelmente porque - dizem os especialistas - você deve estar se exercitando com as mãos e os braços pendentes demais ou usando uma blusa muito apertada; para evitar o problema, movimente os braços, abra e feche as mãos, e respire profundamente enquanto corre. Isso de abrir e fechar as mãos e aprender a respirar adequadamente fez o inchaço melhorar consideravelmente.

Semana passada, consegui aumentar de 2 km para 3 km de corrida, dentro de um total de 6 km de exercício, incluindo a caminhada. Porém, e vamos para o terceiro problema, que não chega a ser um problema propriamente dito, mas um inconveniente, como toda mulher, eis que chega aquela época do mês, o que me tirou da corrida por uns 4 ou 5 dias; muito inchada, muito cansada, tá um calor da p.. no rio, e eu nesse estado. Confesso que aí tem realmente a questão da fisiologia, é complicado você correr na rua nesse estado, com risco de se sujar (e sem mimimi), mas existe aí também a chance da desculpa para o sedentarismo. A sensação que tenho é que vou ter que recomeçar do trote dos 600m; aí é que me dá mais preguiça mesmo de ir à rua correr. Eu sei ...eu sei. Isso aqui é o exemplo negativo...é o NÃO FAÇA ISSO! Nesse caso foi a menstruação, mas poderia ser qualquer outra coisa que viesse a nos tirar da rotina do exercício: são os obstáculos, alguns deles pequenos, outros nem tantos, mas temos que aprender a lidar com eles. E voltar a rotina. Mesmo que isso represente dar um passo pra trás, o que não podemos é abandonar.

Eu tenho mais três considerações "rápidas" antes de encerrar esse post:

a) a questão da rotina: para algumas pessoas só correr, independente de ser 3 ou 5 vezes na semana é o martírio, enjoariam com facilidade. A corrida como eu falei é barata e democrática, mas existem outros exercícios que com ela podem ser combinados ou alternados: sem querer fazer propaganda, mas o itaú tem disponibilizado na zona sul do rio de janeiro bicicletas para se andar nas ciclovias (ótimo exercício/passeio, principalmente nos finais das tardes ou finais de semana) - salvo engano, tem que ligar, pegar um código, o qual permite que se utilize a bicicleta por 1 hora, mas se quiser continuar tem que pegar outro código passado esse tempo (acho que é isso) -; sempre nas associações de moradores, de bairros, de comunidades, há esportes a preços módicos, variando de R$ 25,00 a R$ 40,00 (dança de salão, capoeira etc.). E se você tiver bastante disciplina, o que eu acho o ideal, e um dia espero chegar neste nível evolutivo, alternar um esporte aeróbico (como corrida) com um que trabalhe melhor a parte da musculatura. Como a ideia é ser prática e poupar tempo e dinheiro, maravilhoso seria - pegando leve e tendo sempre cuidado com postura e com a maneira como fazer os exercícios - comprar (investimento para uma vez na vida outra na morte) um pesinho de mão (de 2kg) - o par -, tornozeleiras (de 2 ou 3 kg) e um colchonete, para a ginástica localizada - na internet e nas revistas a gente encontra séries bem interessantes e fáceis.

b) Ouvir música. Algumas pessoas saem para correr com ipad ou mp4, e inclusive um amigo já me disse que músicas ritmadas (dance, funk, qualquer estilo que tenha uma sequência de batidas, com cadências aceleradas - e me desculpem os musicistas se fujo dos termos técnicos, mas acho que me fiz entender) ajudam na prática de exercícios, que o cérebro se estimularia para a prática do exercício ou de qualquer atividade mais acelerada. Realmente eu já li algum artigo científico sobre, embora aqui eu escreva como leiga e em termos leigos - por isso, desculpem-me a atecnia. Isso pode ser uma boa dica para os principiantes de plantão. Já digo de antemão que para mim isso me é nulo, ao contrário, me irrita. Tem dias que vou correr e qualquer falatório na minha cabeça é um tormento, prefiro o silêncio ou uma música instrumental.

c) A questão da garrafa d'água. Já vi gente correndo com a garrafinha na mão - comigo isso nunca será, minhas mãos suam horrores; já vi gente com mochilinha; já vi gente com uma espécie de cinta (muito feia, por sinal), onde tem um compartimento para garrafa; e já vi gente que se hidrata antes e depois da corrida, mas não durante. Eu sou o último caso, mas tenho minhas ressalvas; cada um sabe das suas necessidades, e não estou levantando bandeira de certo ou errado, nem sou a especialista de nada. Agora vou falar minha opinião pessoal, baseada nas coisas que li e que vi (e sou aberta a sugestões e a mudar de opinião): se hidratar é fundamental (fato), mas tem gente que bebe água de 5 em 5 minutos enquanto corre; não sei...me parece que o corpo tem que se acostumar, digo melhor, tem que ganhar resistência. Então para corridas rápidas, como as que eu faço, de no máximo, 3 km, tudo bem se não beber água no percurso, mas no antes e depois. Agora para corridas mais longas, ou mais pesadas...a história muda um pouco de figura.

A ideia é montar, com calma, um cronograma de exercício também, e trazer dicas referente à corrida. Para o pessoal que se interessar pelo tema já é bom refletir sobre, participar de circuitos da sua cidade. Aqui no RJ tem o circuito adidas 4 vezes ao ano (referente às estações) e o próximo será dia 02/12/2012, tem o percurso de 5km e o de 10km. Pode ser uma meta para você iniciar seu exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário