segunda-feira, 1 de abril de 2013

terreno ideal x real

Hoje vou tecer alguns comentários sobre o terreno comprado. O terreno é exatamente o que eu queria, com ótima metragem - aproximadamente 1.300 m2 -, e praticamente plano, numa região mais fresca, pois fica numa zona não muito urbanizada, e, logo, muito arborizada (apesar de ter acesso, em minutos, à BR). Próximo e aos arredores existem chácaras e sítios, o que dá aquele ar bucólico ao lugar e uma aparente tranquilidade.  


Mas...porém...todavia...entretanto...quando eu penso em morar lá (depois da obra), me surgem algumas questões, como: segurança, pois o terreno não fica dentro de condomínio, embora não esteja isolado (há uma chácara em frente, outra do lado direito). Em verdade, todos os lotes na região são grandes (alguns enormes), a taxa de ocupação lá é, por isso, baixa. Já sondei com os vizinhos que disseram que lá é bem tranquilo (realmente parece), mas mesmo assim fica a preocupação. Ainda mais eu que sou bicho de cidade (acostumada a ficar em "apertamento" na muvuca). Por ficar numa zona mais rural (apesar de não ser tão contramão para ir ao centro da cidade - nada que um carro não resolva), eu não estou servida de hospital e centros comerciais (a exemplo de supermercado). Esse é outro ponto que me deixa um pouco angustiada: vai requerer de mim uma programação na hora de fazer compras e contratar serviços. Mas, é aquilo, se existisse comércio descaracterizaria o ar bucólico e o silêncio que tanto elogiei no início. Além do que, nos bairros mais populosos e urbanizados, não existe terreno disponível pelo preço que paguei com a topografia e a metragem do meu. Afinal, o m2 atualmente no Rio de Janeiro e em Niterói (principalmente em alguns bairros) está um absurdo (e bota absurdo nisso). 


Tenho certeza que fiz um bom negócio e estou feliz com a aquisição, apesar de pairar algumas dúvidas. Dúvidas que até acho normais e pertinentes, a gente acaba se projetando no lugar, e isso implica em pensar nos prós e nos contras. Na pior das hipóteses, se eu não me adaptar (o que acho difícil, pois gostei mesmo do lugar), coloca-se à venda e compra-se outra coisa. Uma vez estava conversando com um amigo sobre o ideal x o real; e chegamos a conclusão que o "ideal" como o próprio nome indica, nunca corresponde ao real, fica no campo das idéias (das idealizações), até porque a gente tem mania de fantasiar nas idealizações (se deixar, a imaginação voa longe). A despeito dos questionamentos, creio que é uma questão de adaptação, o que implicará numa mudança de cenário e de ritmo de vida. E a gente tende a encarar algumas mudanças com certo receio (afinal, é o diferente ou o não habitual). Mas, sinto que vou ganhar em qualidade de vida (ao menos no meu conceito): liberdade para projetar a minha casa do meu jeito (se eu quiser montar um estúdio, eu monto; se quiser um orquidário, dá para fazer), total privacidade, silêncio, um espaço para plantar (flores e árvores frutíferas, algumas leguminosas e verduras), ar fresco, muita sombra, e ótima paisagem. Cada um tem que se conhecer para saber o que se espera da vida e o que dá para encarar ou não; e, só assim, fazer escolhas inteligentes (seja qual for o estilo da pessoa).




Nenhum comentário:

Postar um comentário